Quem somos

A Transcon – Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes é responsável pela segurança e fluidez no trânsito viário da cidade de Contagem, além de assegurar a qualidade do transporte coletivo municipal. Faz também a gestão dos serviços de táxi, transporte escolar, o Sem Limite, a implantação e manutenção da sinalização semafórica e a operação do estacionamento rotativo.

Lei de criação: LEI Nº 4.043, de 01 de novembro de 2006.

Estrutura

A finalidade da Transcon é cuidar do planejamento, da execução e do controle da prestação dos serviços públicos relativos a transporte coletivo e individual de passageiros. É da sua responsabilidade gerir o tráfego, o trânsito e todo o sistema viário de Contagem. São assessorias e diretorias tecnicamente estruturadas para planejar e desenvolver ações em benefício dos cidadãos.

Decreto – 438.2018 – Estrutura organizacional Transcon

Assessoria
de Gestão e
Inovação

A Assessoria de Gestão e Inovação é um setor estratégico, responsável por estabelecer meios e métodos para gerar valor, concretizar ideias, inovar processos, determinar como serão realizados, quais recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos serão necessários para cumprimento e viabilização dos projetos.

Assessoria Jurídica

A Assessoria Jurídica tem o propósito de assessorar a administração nos assuntos jurídicos, subsidiando as tomadas de decisões, por meio de orientações técnicas legais, garantindo que todos os atos praticados pela Autarquia se pautem na legalidade.

Diretoria Administrativo Financeira

A Diretoria Administrativo e Financeira, planeja, coordena e controla a execução das atividades que viabilizam todos os recursos e suporte para manter o pleno funcionamento dos demais setores da Autarquia.

Diretoria de Planejamento de Trânsito

A Diretoria de Transportes visa promover e supervisionar a elaboração de estudos e projetos de transporte público, bem como sua implantação e administração, viabilizando as condições adequadas de acesso aos serviços de transporte para as pessoas com deficiência física e idosos, através do controle das operações e fiscalização dos veículos de transporte público de passageiros.

Diretoria de Transportes

A Diretoria de Transportes visa promover e supervisionar a elaboração de estudos e projetos de transporte público, bem como sua implantação e administração, viabilizando as condições adequadas de acesso aos serviços de transporte para as pessoas com deficiência física e idosos, através do controle das operações e fiscalização dos veículos de transporte público de passageiros.

A Diretoria de Operação de Trânsito cumpre e faz cumprir a legislação e as normas de trânsito, propondo programas de trabalho relativos à operação, fiscalização e educação de trânsito. Cabe também ao setor expedir autorização para realização de obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, colocando em risco sua segurança.